quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ESPELHO, ESPELHO MEU

               



Amanda estava pronta. Cabelo escovado, maquiagem leve, lentes de contato para deixar os olhos ainda mais azuis, short bem justo para dar uma valorizada no visual e aquele corpinho lindo que Deus lhe deu. Os olhos fizeram uma rápida varredura no quarto e logo encontraram o item mais importante da manhã: o seu celular. Agora sim, tudo pronto. Então, quando finalmente ia começar batidas na porta cortaram o seu sorriso.
_ Amanda!
_ Oi, mãe! – Ela correu na vã tentativa de tentar impedir a mãe de entrar, mas poucas coisas no mundo são tão rápidas quanto mães curiosas a respeito da vida das filhas. Em poucos segundos dona Laura estava no quarto.
_ Vai sair filha? Está tão arrumada.
_ Não, mãe. Vou ficar em casa estudando para a prova. A senhora queria alguma coisa?
_ Só ver você. Quer que traga um lanche? – Ah, as mães.
_ Estou sem fome. Agora vou estudar. – Era o sinal para que ela saísse. Assim que Laura passou pela porta, Amanda se trancou. Pegou o celular e foi direto para a frente do espelho. Fez caras e bocas, poses e mais poses, cada movimento um clique. Vinte minutos depois sentiu-se satisfeita.
_ Terminou? Uma voz grave ressoou dentro do quarto. Amanda pensou em gritar, mas antes disso a voz continuou: _ A senhora não fez as mesmas perguntas, então resolvi perguntar.
_ Quem está aqui?
_ Eu estou, ora. – Então ela percebeu que a voz vinha do espelho.
_ Eu devo ter enlouquecido.
_ Provavelmente. A  não ser que o hábito de fotografar-se em frente ao espelho para expor sua intimidade seja algo são.
_ Ei, todo mundo faz isso!
_ Eu gostava mais quando diziam: “Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela que eu?” e, então, eu respondia todo solene: “_ Não, majestade. Sois a mais bela e isso é a verdade”. Aí a rainha envelhecia, ficava obsessiva e pedia o coração de uma bela jovem numa bandeja. Coisas casuais com que todos estão acostumados. Mas vocês inventaram as fotografias digitais e as redes sociais e nós, espelhos mágicos passamos por a maior crise econômica da história.
_ Foi mal, seu espelho. Mas bem que eu queria saber:  existe alguém mais bonita que eu?
_ A Marcinha.
_ Mas a Marcinha é dois anos mais velha que eu e é bumduda! Gritou com raiva.
_ Por isso. Respondeu friamente o espelho.
Amanda ficou fora de si e tirou o espelho da parede. Foi até a frente da casa e o deixou lar para ser recolhido pelo lixeiro ou por algum catador.
_ E só não lhe quebro porque dá azar. Marcinha. Hum! E saiu.
Horas depois um catador com uma carroça recolheu o espelho.
_ Quem jogaria um espelho tão bonito assim?
Temendo pelo seu futuro nas mãos de quem vive de reciclagem o espalho contou sua história ao humilde catador.
_ Ainda bem que não fumei nada hoje.
O catador já havia sido programador. Ele havia escrito algumas linhas de comando do Internet Explorer e disse que o Google e o Firefox eram coisas passageiras. Assim explicara sua pobreza.
_ Espelho, meu amigo, nossos problemas acabaram.
O homem explicou ao espelho o que eram aplicativos para Tablet, Smartphone, Iphone e celulares e transformou os espelhos mágicos desempregados em um moderno aplicativo para facebook onde você posta fotos automaticamente e descobre quem te acha a mais gata. Quem ganha mais curtidas vira capa do site do programa. Ganharam milhões e viveram felizes para sempre.

E mesmo depois disso Marcinha continuou mais  bonita que Amanda.


Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário